Considerado um dos homens fortes do mercado imobiliário de São Paulo, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, não se omite em temas pertinentes do setor. Incisivo, defende a colocação da economia nos eixos pelo governo para que a confiança da população volte novamente.
Na entrevista abaixo, exclusiva para o Resumo Imobiliário, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, fala sobre as propostas da nova gestão, perspectivas futuras, além de temas polêmicos como a anuidade do conselho e o piso salarial para corretores.
1) Resumo Imobiliário – Primeiramente agradeço a entrevista exclusiva ao site Resumo Imobiliário. É um prazer entrevistar uma figura de renome no mercado imobiliário. Há poucos dias, o sr. foi reeleito para o próximo trênio, quais propostas marcarão a nova gestão?
Presidente – Vamos atuar em diversas frentes, através da intensificação da fiscalização, identificando e autuando não inscritos, garantindo tranquilidade nas transações imobiliárias. Além disso, vamos continuar proporcionando cursos, palestras, seminários visando o aprimoramento dos corretores. Outro fator importante é o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos parlamentares, buscando a aprovação de projetos de lei que possam trazer mais tranquilidade e vantagens aos profissionais.
2) Resumo Imobiliário – Muitos leitores do Resumo Imobiliário criticam a anuidade cobrada pelos CRECIs do País. Quais os investimentos realizados pelo CRECISP que garantem o uso inteligente dos recursos, bem como o seu retorno aos corretores?
Presidente – Podemos garantir que toda a arrecadação do Conselho retorna em benefício do próprio corretor e da sociedade. Os recursos são aplicados na contratação de agentes de fiscalização, na aquisição de equipamentos que possam melhorar o dia a dia desses profissionais, facilitando as autuações e constatações, na capacitação do corretor, através de palestras e cursos, nas ampliações e reformas dos imóveis-sede das Delegacias, proporcionando um melhor atendimento ao corretor. O CRECISP tem trabalhado muito e todo essa trabalho pode ser acompanhado através de nosso site e também pelas próprias mudanças que a entidade vem sofrendo nas últimas décadas.
3) Resumo Imobiliário – Atualmente alguns projetos de lei no Congresso debatem sobre o piso salarial para corretores de imóveis. Alguns são contra pois a tendência será a redução do percentual de comissão do corretor. Outro grupo debate quanto a sua inviabilidade em pequenas imobiliárias. Outra vertente apoia o piso por ser uma garantia real ao profissional. Qual seria a melhor opção para o mercado?
Presidente – Acredito que uma boa opção já seria o respeito aos percentuais estipulados pela Tabela de honorários. É inviável que os corretores aceitem trabalhar por percentuais irrisórios, especialmente em plantões de lançamentos, competindo com centenas de profissionais. É preciso que haja uma revisão de conceitos, assegurando que, mesmo sem salário fixo, o profissional receba uma remuneração justa pela sua atividade.
4) Resumo Imobiliário – Presidente, muitos reclamam da qualidade de alguns corretores, quanto ao seu conhecimento de mercado e noções da profissão. Em sua opinião se faz um corretor apenas com um curso de TTI (técnico de transações imobiliárias)?
Presidente – O corretor que achar que, por terminar o curso de TTI já sabe tudo, está fadado ao fracasso na profissão. As leis mudam, as cidades mudam e o mercado muda. É impossível parar no tempo e julgar que não é necessário estudar mais. Temos que estar em constante reciclagem de conhecimentos se quisermos ter sucesso.
5) Resumo Imobiliário – É comum a ocorrência de leigos praticando ações como se fossem profissionais habilitados. Como o CRECISP age em relação aos falso profissionais, e qual a pena aplicada atualmente para o exercício ilegal da profissão?
Presidente – O CRECISP fiscaliza e atende a solicitações e denúncias. Quando é constatada a existência de um pseudocorretor, ele é autuado e se for considerado culpado, é aplicada uma multa que pode chegar a até 5 anuidades. Posteriormente, a empresa onde trabalha também sofrerá um processo por facilitação do exercício ilegal da profissão
6) Resumo Imobiliário – O Brasil atravessa por momentos difíceis, política e economicamente. O que esperar do mercado imobiliários nos próximos meses?
Presidente – Acho que é preciso propor novas mudanças, especialmente no que diz respeito à concessão do crédito imobiliário, tornando-o mais viável às classes menos favorecidas. Mas além disso, o governo deve colocar a economia nos eixos novamente, para que a população se sinta confiante novamente, tenha seu emprego garantido e possa pensar em investir na casa própria de novo.
7) Resumo Imobiliário – Em mais 50 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis tivemos muitas conquistas para o setor. O que esperar para os próximos anos? Quais serão os próximos desafios?
Presidente – Penso que o profissional precisa estar sempre mais gabaritado, para conseguir acompanhar as exigências do mercado. Além disso, é preciso lutar pela valorização do corretor pela sociedade, trabalhando para que ela passe a enxergá-lo como essencial nas transações.
8) Resumo Imobiliário – Presidente, qual a mensagem que o sr. deixa para os profissionais da categoria no Brasil, e para aqueles que sonham em seguir a carreira de corretor de imóveis?
Presidente – Analiso a carreira como fascinante. São inúmeros os desafios e eles devem ser encarados com garra, para que se consiga ter sucesso. É uma profissão extremamente digna e que lida com o sonho das famílias. Vale a pena.
Sobre o presidente José Augusto Viana Neto
Corretor de imóveis, com escritório montado há 40 anos em Praia Grande. Presidente, pelo 4ª mandato, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo – CRECISP – 2ª Região, Autarquia Federal que representa os interesses da categoria, que conta atualmente com mais de 150.000 credenciados e 23.000 empresas inscritas.
Atualmente exerce as seguintes funções:
- Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo – 2ª Região.
- Vice-Presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.
- Delegado do Conselho Nacional das Cidades.
- Membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.
- Membro da Comissão de Licitação do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo.
- Presidente do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.
- Presidente da Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo.
- Coordenador Nacional de Fiscalização do Programa Minha Casa Minha Vida.
Sobre o CRECISP
Atualmente, o CRECI tem credenciados cerca de 150 mil profissionais do setor em todo o Estado. Apesar de o objetivo principal do Conselho ser a fiscalização, no que tange ao exercício regular da profissão de acordo com a lei, a observância da aplicação da ética profissional nas transações imobiliárias também faz parte das atribuições dos 100 agentes que integram o Departamento de Fiscalização. Com uma frota de 100 veículos, a entidade intensifica as atividades da fiscalização. As 21 delegacias sub-regionais do CRECISP que cobrem todo o Estado de São Paulo e oferecem aos credenciados informações e suporte técnico para facilitar as transações intermediadas pelos corretores. Na Capital, as delegacias congregam delegados seccionais, titulares e distritais que atingem todas as regiões da Cidade. Em sede própria, situada à rua Pamplona, 1.200, Jardim Paulista, o Conselho mantém infraestrutura para atender aos delegados da Capital e Interior, bem como proceder às sessões solenes necessárias ao juramento dos novos profissionais, conforme exige a legislação.